Ainda o 1º de maio – Dia do Trabalhador

Todos os anos, a 1 de maio se comemora um dia muito importante, o Dia do Trabalhador.

A história deste dia começa no séc. XIX, numa época em que os trabalhadores tinham poucos direitos e trabalhavam muitas horas diariamente. Muitos trabalhadores tinham horários de 12 a 18 horas diárias nos seus empregos.

Havia pessoas que defendiam que o dia fosse dividido em três partes: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 para o resto, o que incluía a diversão.

A 1 de maio de 1886, nos EUA, houve uma manifestação em se lutava por melhores condições de trabalho e pelas 8 horas diárias de trabalho. Contudo, esta manifestação não terminou da melhor forma, pois foram mortos vários manifestantes e também alguns polícias.

Em 1890, no primeiro de maio, realizou-se internacionalmente o primeiro Dia do Trabalhador, tendo sido também comemorado em Portugal nesse ano.

No nosso país, durante a ditadura havia muitas proibições e pouca liberdade de expressão. Mas, em 1962, também a 1 de maio, houve grandes manifestações nas cidades de Porto, Lisboa e Setúbal, principalmente de pescadores, corticeiros e trabalhadores agrícolas, tendo estes últimos conseguido reduzir a jornada, que era de sol a sol, para oito horas.

Em Portugal, a manifestação do primeiro de maio que ficou para a história, foi a que se realizou oito dias depois do 25 de Abril de 1974. Desde essa época que esta data é feriado no nosso país. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

Texto adaptado de: https://anamargaridapalmeiraebomeeugosto.blogs.sapo.pt/1-de-maio-dia-do-trabalhador-10845

SERALOC, maio 2021, 
Beatriz Palma, Dinis Franco 
Gustavo Araújo, Leonardo Martins
4º A

Enviar