Visita a Mafra: uma aula diferente!

Aprender História de Portugal ou Ciências Naturais é apaixonante, mas mais ainda quando é possível fazê-lo ao vivo, nos locais de que nos falam os manuais escolares. Que o digam as turmas B e D do 6º ano, da EBI de Colares, que no passado dia 17 de março, cheias de curiosidade e boa disposição, se lançaram à aventura e partiram à descoberta de uma parte do vasto complexo monumental de Mafra.

Mandado construir no século XVIII, por ordem do rei D. João V,  o Real Edifício de Mafra é  composto por um palácio, uma basílica, um mosteiro, uma biblioteca e outros edifícios. Constitui um impressionante exemplo de arquitetura e arte barroca, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde 2019.

Orientados pelos guias do palácio, os nossos jovens alunos percorreram e apreciaram diversas salas ricamente decoradas com motivos em gesso, pinturas, tapeçarias e móveis grandiosos. Todo o palácio foi projetado para impressionar os visitantes e mostrar a riqueza e o poder da monarquia portuguesa.

A meio da visita, surgiu um inesperado motivo de interesse: embutidos na pedra de liós, que reveste o chão e as paredes do monumento (um tipo de calcário oriundo de Pêro Pinheiro), os nossos mini-cientistas puderam observar fósseis de bivalves Rudistas, com cerca de 90 milhões de anos, um testemunho curioso da Era Mesozóica e do rico passado geológico da região.

No final do percurso, houve ainda tempo para visitar uma impressionante biblioteca, com mais de 36.000 volumes, muitos dos quais raros e valiosos. A decoração, em estilo barroco, inclui talha dourada, frescos e esculturas em mármore. Mas… esperava-os uma última surpresa: há morcegos no interior da biblioteca! Caçam as traças que poderiam danificar os livros, ajudando a conservá-los.

Depois da lição de HGP e CN,  para descansar, lanchar e repor as energias, nada melhor do que uma ida ao Jardim do Cerco, mesmo por trás do Convento de Mafra. Houve tempo de sobra para partilhar petiscos caseiros, brincar e aprofundar a inclusão dos colegas estrangeiros, que já se vão expressando um pouco em português.

O Jardim do Cerco foi criado por ordem do rei D. João V, em estilo Barroco. Originalmente, era uma cerca conventual, mas veio a tornar-se um espaço de recreio e lazer para a Corte. Possui bonitos canteiros geométricos, lagos, estátuas, uma mata de grande interesse botânico e uma nora centenária, que os nossos miúdos observaram antes do regresso ao autocarro.

 

Fernanda Lobo e Carla Pereira,
Professoras de Ciências Naturais e HGP do 2ºCEB

Foto: https://www.visitasvirtuais.com/local.aspx?id=PalacioNacionalDeMafra

Enviar