Um Regresso ao Passado…

Visita ao Museu Arqueológico Romano de S. Miguel de Odrinhas

Quem é que nunca imaginou uma viagem no tempo? Pois foi precisamente o que os alunos do 5º ano da EBI de Colares tiveram a oportunidade de fazer, nos passados dias 30 e 31 de março, antes de iniciar a pausa letiva da Páscoa!

Acompanhados pelas docentes de HGP, Carla Pereira e Benedita Manique, pela docente de Ciências Naturais Fernanda Lobo, pela docente de Educação Visual, Inês Ferreira, pelos diretores de turma Miguel Cunha, Olinda Jarra e Cristina Sousa e pelas docentes de Educação Especial Maria João Oliveira e Isabel Mateus, as quatro turmas de 5º ano deslocaram-se ao Museu Arqueológico Romano de S. Miguel de Odrinhas, para uma aula bem diferente.

Odrinhas é o local mais importante em termos de presença Romana em Sintra. Aí se podem observar vestígios de uma villa romana fundada durante a segunda metade do século I a. C. Sobre esta villa primitiva, foi construída outra, já no século IV d. C., que viria a ser abandonada pelos seus habitantes, com a chegada dos povos Bárbaros, após a queda de Roma. Na Idade Média, o local foi transformado em cemitério (o único cemitério medieval escavado em Portugal).

Os nossos “viajantes no tempo” puderam apreciar as ruínas romanas, com destaque para um belo mosaico polícromo, e imaginar como viveram os proprietários da villa.

Já no interior do Museu, os alunos completaram esta incrível experiência imersiva, ouvindo as guias explicar as origens de tradições não cristãs da Páscoa, como o coelho e os ovos, importantes símbolos de fertilidade no mundo pagão. Escutaram-nas, com muito interesse, contar histórias incríveis da mitologia clássica, envolvendo deuses romanos muito importantes: Ceres (da qual vem o nome “cereal”), deusa da agricultura e das colheitas, casada com Júpiter, o pai dos deuses, e a sua filha Proserpina, raptada pelo deus do submundo, Plutão. Para os Romanos, estas histórias eram parte da sua religião e explicavam o ciclo das estações do ano.

Para terminar a manhã em cheio, houve ainda tempo para um atelier de pintura de ovos da Páscoa e uma caça aos ovos de chocolate no jardim! Querem forma mais saborosa de concluir esta aventura?

Para o ano outras turmas virão, com a promessa de muita História ao vivo e bastante animação!

O vídeo da atividade:

As professoras de CN, EV e HGP

Enviar