Semana da Saúde

No dia 7 de abril, comemorou-se mais um Dia Mundial da Saúde. Para assinalar esta efeméride na EBI de Colares, o Projeto de Educação para a Saúde (PES), o grupo de Educação Física e o grupo disciplinar de Ciências Naturais, dinamizaram a “Semana da Saúde”, que decorreu entre 17 e 27 de abril, com a generosa colaboração da BE/CRE, Educação Visual/ Tecnológica, Ensino Especial, 1º ciclo e JI, e de todos os docentes destacados para acompanhar os alunos das turmas às diferentes atividades previstas.

Esta iniciativa, de caráter multidisciplinar, envolveu os vários ciclos de ensino, com o propósito de sensibilizar toda a comunidade educativa para a enorme importância de alertar para o combate à Obesidade, considerada a doença do séc. XXI, através da sinalização dos alunos com o IMC fora da “Zona Saudável de Aptidão Física” (Plataforma FitEscola do ME), para seguimento no Centro de Saúde.

Neste sentido englobamos um leque bastante diversificado de atividades, entre as quais se destacaram as seguintes:

– Avaliações de IMC a cada aluno, docente e AO´s, nos horários definidos, sempre que possível os professores responsáveis fizeram a análise comparativa com os resultados registados no ano transato.

– No segundo dia tivemos a possibilidade de Dançar com a professora Ana Filipe, mais uma vez, no Colares a Bombar, onde pudemos contar com a ex aluna Maria Lipari, apresentação das coreografias do Núcleo de Desporto Escolar de ARE, da responsabilidade da professora Nádia Moura. Esta atividade foi destinada a todos os ciclos desde o JI até ao 9º ano. 

– No átrio esteve sempre disponível o calendário/horário das atividades a serem dinamizadas, e ainda, um documentário sobre obesidade/exercício e saúde.

– Tivemos pela primeira vez a possibilidade de realizar rastreios Visuais e Auditivos, em que pudemos contar com Catarina Santos, Audiologista e Pedro Silva, Especialista, da “Clínica da Audição Perfeita” e Daniela Carioca Guerreiro, “Oculista do Mucifal” e “Oculista Carioca”. Muito obrigada pela disponibilidade!

– Visionamento de uma reportagem da SIC “Somos o que comemos” destinado aos 7ºs anos.

– A semana da saúde não podia terminar de melhor forma, sol a brilhar e crianças felizes a participar no 2º peddy-paper (realizado no passado dia 27) dedicado aos alunos do 5º ano. As imagens falam por si.

Suporte Básico de Vida, as sessões (da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Colares) terão que ser reagendadas tendo em conta o alerta vermelho devido à vaga de calor nas datas previstas.

Alegria, animação e boa disposição, não faltaram: a “Semana da Saúde” contou com grande adesão e entusiasmo por parte de todos os envolvidos, tendo proporcionado ótimos e salutares momentos de convívio, aprendizagem não formal e expressão artística.

Para o ano promete voltar com mais atividades e dar o seu contributo para a promoção da saúde e bem-estar no Agrupamento Monte da Lua.

CUIDE DA SUA SAÚDE

Pratique exercício físico, alimente-se bem e vá ao médico regularmente.

Um agradecimento especial a todos os funcionários, docentes e não docentes que estiveram envolvidos nesta semana.

À Junta de Freguesia que mais uma vez viabilizou o transporte e montagem do palco, no Colares a Bombar.

Aos responsáveis pelos rastreios Visuais e Auditivos: Daniela Guerreiro e António Abrantes, respetivamente.

 

AEquipaPES,
Ana Filipe e Ricardo Monteiro

Enviar