Simulacro

Realizou-se na tarde do dia 5 de maio, um simulacro de incêndio na EBI de Colares, após um período de interregno devido à Pandemia.

Simulou-se o foco de incêndio na sala do servidor, mesmo ao lado da sala 1, no piso principal da escola, tendo a Portaria dado o alerta às entidades, que de forma rápida responderam ao “pedido de socorro”. Foi ativado rapidamente o sinal sonoro e procedeu-se à evacuação para o ponto de encontro (campo de jogos). Devido à existência de um obstáculo (encontra-se ainda por concluir a obra relacionada com o rebentamento do cano na escola), foi necessário proceder a alterações no percurso, anteriormente definido em situação de exercício de evacuação, para evitar a passagem nessa área. Esta informação foi transmitida aos elementos da comunidade educativa com a devida antecedência.

No final do simulacro, realizou-se a reunião de balanço com a presença de todas as entidades envolvidas: Bombeiros Voluntários de Colares, GNR de Colares, elementos da Proteção Civil, Coordenação da escola e Direção do Agrupamento. Pode-se dizer, com satisfação, que o balanço foi positivo, mas é necessário ainda melhorar alguns comportamentos dos alunos do 2º e 3º ciclo, durante o percurso e no ponto de encontro, de forma a permitir também uma contagem mais rápida e eficiente dos elementos presentes. Urge incutir-lhes um maior sentido de responsabilidade já que estes exercícios são tão importantes, pois podem poupar vidas humanas e evitar situações de pânico.

Agradece-se a todos os professores, assistentes operacionais e às entidades envolvidas na segurança da escola, o empenho e profissionalismo na realização desta atividade.

Ana Paula Tiago, 
Professora responsável pelo GA!S (Gabinete de Segurança do Agrupamento)
na EBI de Colares 

Fotos e vídeos: Filipa Santos, Marisa Guerreiro, Olinda Jarra, Rosinda Cabanas
e Vasco Leal.

Enviar