Semana da Alimentação 2023

Comer bem – viver mais e melhor! 

Uma vez mais, a EBI de Colares comemorou o Dia Mundial da Alimentação, com um “cardápio” diversificado de atividades, que se estenderam pela semana de 16 a 20 de Outubro.

***

Praticar uma alimentação correta, de acordo com as recomendações da Pirâmide da Dieta Mediterrânica e da Roda dos Alimentos, é um dos pilares essenciais para se viver com saúde por mais tempo – nunca é de mais salientá-lo!

Para reforçar os conteúdos relativos à Alimentação, lecionados nos 3 ciclos de Escolaridade Básica, e suscitar nas crianças e adolescentes uma reflexão profunda sobre os seus hábitos alimentares e o impacte presente e futuro dos mesmos nas suas vidas, os grupos disciplinares de Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, PES, Polo, CAA/GEE e BE/CRE, dinamizaram um conjunto diversificado de atividades viradas para a comunidade escolar.

No Dia Mundial da Alimentação, todas as turmas do 2º e 3º ciclos assistiram, no auditório, à reportagem “Quando o açúcar amarga”, exibida pela RTP em 2020, no programa Linha da Frente. Nela puderam acompanhar a árdua luta de um português de 40 anos, com obesidade e diabetes, apostado em mudar de hábitos alimentares e vencer a sua dependência do açúcar, um vilão presente nos doces e nos salgados, nos alimentos sólidos e líquidos, que à vista ou camuflado provoca uma adição comparável à das drogas no nosso cérebro. Após a projeção, foram distribuídas a todos os alunos, peças de fruta, amavelmente disponibilizadas, mais uma vez, pela direção do agrupamento.

No Bar, um colorido painel suspenso, feito em papel de cenário, “convidou” alunos, docentes e funcionários a deixarem-se fotografar rodeados por alimentos saudáveis e apetitosos. Nas vitrines e estantes do átrio do pavilhão principal, foram expostas recriações artísticas de ementas saudáveis, desenhadas e modeladas por alunos do 6º ano, a partir dos exercícios realizados nas aulas de Ciências Naturais a par de questões provocadoras, sobre os hábitos alimentares dos alunos. Também no átrio, os alunos do CAA/GEE expuseram as suas Rodas dos Alimentos e um painel 3D, ilustrativo das grandes quantidades de açúcar presente em vários alimentos que são frequentemente consumidos pelos alunos nos seus lanches, uma chamada de atenção muitíssimo pertinente!  

Os alunos do JI e 1º Ciclo participaram numa sessão de sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e os seus benefícios para a saúde, promovida pela enfermeira do PES. Esta sensibilização assentou, fundamentalmente, na lancheira saudável – o que devo trazer na minha lancheira durante a semana. Os alunos confecionaram uma deliciosa gelatina com fruta que degustaram no dia seguinte. E como o ambiente também é uma preocupação, cada aluno trouxe um copo e colher (reutilizáveis) de casa para utilizar.

 A Biblioteca Escolar, como é habitual, não quis deixar de se associar aos eventos da Semana da Alimentação, expondo, no seu escaparate de entrada, diversas sugestões de leitura alusivas à alimentação saudável, que fizeram as delícias dos jovens leitores.

Esperamos todos que esta iniciativa tenha um impacte positivo e duradouro nas nossas crianças e jovens, para que cresçam saudáveis!   

As professoras,
Ana Filipe, Fernanda Lobo, Rosinda Cabanas, Sandra Gonçalves,
Sandra Estácio e Teresa Lebres

Enviar