Visita de estudo a Évora

No dia 3 de Novembro de 2009 as turmas do 7º ano deslocaram-se a Évora numa visita de estudo. Nos autocarros foram juntas as turmas A e a C e noutro a B e a D.

Em primeiro lugar, visitámos em Guadalupe o Cromeleque dos Almendres, o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica. A formação deste monumento foi iniciada no fim do sexto milénio a. C. e terminada no terceiro milénio a. C.

No local, a professora de História, Dulce Mariano aproveitou para fazer uma pequena explicação sobre o monumento que é constituído por um conjunto de menires dos quais alguns apresentam gravuras. Aproveitámos também para trepar para alguns e tirámos fotografias engraçadas.

Embora com alguma fome, fizemos mais uma paragem para visitar a Anta Grande do Zambujeiro, que se situa em Valverde. Esta Anta é também um monumento megalítico e a maior da península Ibérica. Era utilizada pelas comunidades para enterrar e homenagear os seus mortos, servindo também de santuário. A Anta apresenta agora uma estrutura de apoio e protecção.

Continuámos a viagem até Évora. Aí almoçámos, já um pouco tarde e já muito esfomeados, mas valeu a pena, pois almoçámos num parque junto ao Templo de Diana.

O Templo de Diana é de estilo coríntio, construído no início do século I, d.C.
Era o fórum da cidade de Évora e era dedicado ao culto imperial. O templo é construído em mármore e granito, é rodeado por colunas coríntias colocadas sobre um pódio que se encontra quase completo.

A seguir ao almoço fomos divididos em dois grupos. Um grupo foi visitar o Museu de Évora e o meu grupo foi visitar a Sé Catedral de Évora.

A Sé de Évora é a maior Catedral medieval do país. A sua construção iniciou-se em 1186 e terminada em 1250. A Sé é muito grande e bonita, foi pena não a podermos fotografar por dentro.

 Acabada a visita, passámos pela praça do Geraldo e pelo parque da cidade onde vimos muitos pavões e onde nos encontrámos com o outro grupo para regressar a Colares. Foi um dia muito bem passado e espero que para repetir.

Por    Ana Beatriz Correia Moreira  (7ºC)

2 comentários para “Visita de estudo a Évora”

  1. Parabéns Beatriz ! Boa reportagem e muito bem ilustrada.
    Era tão bom que todas as matérias fossem aprendidas, assim nos próprios locais, onde a História aconteceu…

    Deonilde

  2. Maravilhosa a foto do sr. Engenheiro com o Pedrocas. Valeu a pena só por isso!!!

Enviar