A Filosofia na escola
A filosofia para crianças tem uma forte presença na escola, em países como o Brasil e França, e é já parte integrante do currículo na Noruega. A sua relevância não se circunscreve à evolução cognitiva dos alunos, mas permite também uma melhor socialização.
Através da filosofia, as crianças aprendem a ir do concreto ao mais abstracto, a falar para os outros, a ouvir, a discordar, a esperar pela sua vez, a partilhar preocupações, a pensar. Não se aprendem conhecimentos mas competências estruturantes extraordinariamente importantes para a aprendizagem das outras disciplinas e educa para a cidadania. A Unesco, consciente desta realidade, organiza anualmente uma conferência sobre o tema.
No nosso Agrupamento de Escolas, está em curso um projecto de implementação da filosofia, desde o 1º ano do 1º ciclo até ao 7ºano de escolaridade. É, portanto, preciso dar tempo para a maturação do projecto, designadamente, à adaptação dos professores ao projecto, à aceitação dos alunos, à valorização dos encarregados de educação, ao reforço dos pares.
É, inequivocamente, um projecto de importância vital para a valorização dos nossos alunos e para atingirmos um patamar mais elevado. Não devemos ter medo de errar e muito menos de dizer “eu não sei”.
Inovar é criar o que não existe e são estas experiências que nos podem ajudar a ir cada vez mais longe.
Por Nuno Cabanas
Classificado em: Editorial