5 de Junho dia Internacional do Ambiente

Foto tirada na actividade Dia B 4 em 1

Celebra-se hoje, dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente, que este ano tem um significado reforçado, na medida em que comemora também o Ano Internacional da Biodiversidade.

Numa época em que as preocupações do país e dos cidadãos se centram quase em exclusivo em encontrar a melhor forma para sobreviver a esta crise económica, importa não esquecer que não é só do ponto de vista económico que estamos em recessão e a viver acima das nossas capacidades.

Também do ponto de vista ambiental vivemos um período de recessão, ao nível do número de espécies que connosco partilham o nosso planeta, na medida em que todos os anos deixam de existir algumas dezenas de espécies. Também há muito que o nosso estilo de vida originou um défice assustador. Consumimos e produzimos mais do que o nosso planeta consegue sustentar. Actualmente, a humanidade necessitaria de 1.4 planetas para fornecer todos os recursos de que necessita e para depurar todos os resíduos que produz. Estimativas moderadas apontam para que se mantivermos o nosso modelo de vida actual e atendendo ao crescimento populacional, em meados do século XXI iremos necessitar de duas Terras para suprir as nossas necessidades. (fonte)

O défice e a recessão económica que vivemos não são novos, foi-se acumulando discretamente nos últimos anos, mantivemo-nos alheios a ele na esperança que se não levantássemos muitas ondas o problema se resolvesse por si próprio, através de uma qualquer solução milagrosa. Agora pagamos o preço deste alheamento; agora todos somos chamados a fazer sacrifícios; agora temos que enfrentar o problema de frente e nem todos sairemos ilesos deste embate.

Não tenham dúvidas, quando o défice e a recessão ambiental atingirem dimensões demasiado evidentes para não as podermos mais ignorar, também a nossa vida irá mudar drasticamente e nem todos se conseguirão adaptar. Aí, cortes de 5% no consumo ou o aumento de 1% no orçamento ambiental não serão seguramente suficientes para solucionar o problema.

Na E B 2 3 Colares, temos procurado consciencializar a comunidade para este problema. Não através de uma mensagem alarmista, negativa e impotente, mas sim através do exemplo. Do exemplo que é possível colaborar de forma activa na preservação de espécies ameaçadas, como fizemos com as actividades da Boga portuguesa; do exemplo que é possível reciclar os nossos resíduos, com a Turma Verde; do exemplo que nos podemos mobilizar para solucionar problemas ambientais, como foi o caso do Limpar Portugal; do exemplo que podemos reflectir sobre os problemas ambientais globais e propor alternativas de futuro, como foi o caso da participação nas cimeiras Vamos Cuidar de Portugal e Vamos Cuidar do Planeta.

Este ano, demonstrámos que quando adoptamos uma posição ambientalmente crítica e interveniente, coisas positivas acontecem.

Hoje, dia 5 de Junho, Dia Internacional do Ambiente, no Ano Internacional da Biodiversidade, fazemos o balanço do trabalho desenvolvido no Eco Escolas, um balanço extremamente positivo, que nos enche de vontade de continuar a fazer mais pelo ambiente e pela humanidade.

Nuno Meia-Onça, Coordenador do Eco Escolas

2 comentários para “5 de Junho dia Internacional do Ambiente”

  1. Foi, de facto, um ano excepcionalmente importante e activo na vida dos nossos alunos e dos adultos que aderiram às actividades, dando o seu exemplo.
    Foi um movimento uniformemente acelerado de iniciativas e experiências. Como “o exemplo vem de cima” e mais depressa se reproduz o exemplo do que a norma, foi muito importante a presença dos pais, dos professores e, a outro nível, do Presidente da República.
    A responsabilidade e a expectativa são agora muito elevadas, para o próximo ano… 😉
    Parabéns Eco-Escolas!

  2. Foi sem dúvida um ano de grandes progressos! Não sendo um reconhecimento exclusivo. Nada se faz sozinho, mas, nunca é demais reconhecer o grande dinamizador de todas estas iniciativas. O Dr. Nuno Meia-Onça. Um registo que espero perdure nos hábitos dos nossos alunos.

Enviar