PATO? Não, MARRECO! Notícias das Olimpíadas da Ortografia
Longe vai o tempo da piada que os mais velhos usavam para se “meter” com os recém-iniciados nos mistérios da leitura e da escrita:
— Como se lê um P e um A?
— PA.
— E um T e um O?
— TO. PATO!
— Não senhor! MARRECO!
Passe a brincadeira, hoje a ortografia não parece uma ciência tão exacta… Mas é!
O professor João Saldanha, em colaboração com os seus pares de Português e com os professores do 1.º Ciclo, procura reabilitar esta “ciência da palavra”, o gosto pelo uso de um português limpo e escorreito, livre dos muitos crimes de que é alvo: começaram as Olimpíadas da Ortografia.
As Olimpíadas da Ortografia destinam-se a todos os alunos do nosso Agrupamento de Colares, do 3.º ao 9.º ano de escolaridade. A actividade desenvolve-se em três etapas – cada uma delas a ter lugar no final de cada período lectivo. Em Junho, os alunos apurados nas duas etapas anteriores disputarão a finalíssima.
Os vencedores da 1.ª etapa já estão apurados; falta reunir todos os nomes, de modo a publicar a lista completa. Aguardemos!
Nota – Ironicamente, ou não, este texto ainda está escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico velhote!
Luísa Figueiredo
Classificado em: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Atividades
Teremos todos certamente frutos de todas estas actividades. É preciso não desanimar porque em EDUCAÇÃO os resultados só são visíveis, muitas vezes, ao fim de uma geração! Façamos o nosso trabalho com afinco e dedicação, o resto virá naturalmente. Um abraço a todos os professores que se têm envolvido nestas actvidades de promoção da leitura e da escrita. Felizmente, são muitos.