PATO? Não, MARRECO! Notícias das Olimpíadas da Ortografia

Longe vai o tempo da piada que os mais velhos usavam para se “meter” com os recém-iniciados nos mistérios da leitura e da escrita:

— Como se lê um P e um A?

— PA.

— E um T e um O?

— TO. PATO!

— Não senhor! MARRECO!

Passe a brincadeira, hoje a ortografia não parece uma ciência tão exacta… Mas é!

O professor João Saldanha, em colaboração com os seus pares de Português e com os professores do 1.º Ciclo, procura reabilitar esta “ciência da palavra”, o gosto pelo uso de um português limpo e escorreito, livre dos muitos crimes de que é alvo: começaram as Olimpíadas da Ortografia.

As Olimpíadas da Ortografia destinam-se a todos os alunos do nosso Agrupamento de Colares, do 3.º ao 9.º ano de escolaridade. A actividade desenvolve-se em três etapas – cada uma delas a ter lugar no final de cada período lectivo. Em Junho, os alunos apurados nas duas etapas anteriores disputarão a finalíssima.

Os vencedores da 1.ª etapa já estão apurados; falta reunir todos os nomes, de modo a publicar a lista completa. Aguardemos!

Nota – Ironicamente, ou não, este texto ainda está escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico velhote!

Luísa Figueiredo

Um comentário para “PATO? Não, MARRECO! Notícias das Olimpíadas da Ortografia”

  1. Teremos todos certamente frutos de todas estas actividades. É preciso não desanimar porque em EDUCAÇÃO os resultados só são visíveis, muitas vezes, ao fim de uma geração! Façamos o nosso trabalho com afinco e dedicação, o resto virá naturalmente. Um abraço a todos os professores que se têm envolvido nestas actvidades de promoção da leitura e da escrita. Felizmente, são muitos.

Enviar