Em português nos entendemos …

Os alunos de Português Língua Não Materna realizaram, no final do 2º Período, trabalhos sobre os seus países de origem e, no âmbito da Semana das Línguas, expuseram-nos no painel da Biblioteca Escolar e nas barraquinhas do corredor de acesso à sala de convívio dos alunos.

Frequentam a nossa escola alunos de diferentes nacionalidades: da Roménia, da Ucrânia, da Moldávia, da Rússia, da Bulgária e do Canadá. As diferenças socioculturais e a diversidade linguística que estes alunos representam, traduzem-se numa riqueza para a nossa escola, no entanto criam-nos também constantes desafios, uma vez que a escola é o espaço privilegiado para desenvolvimento da integração social e cultural destes jovens, alguns chegados a Portugal no decorrer deste ano lectivo.

O sucesso escolar destes alunos está intrinsecamente ligado ao domínio da língua portuguesa, e por isso a colaboração e o apoio dos colegas é fundamental. Deste modo, aqui fica o convite: visitem o painel dos trabalhos que eles elaboraram e conheçam algumas curiosidades sobre os países de origem dos vossos colegas.

Entretanto, aqui ficam algumas apresentações :

“Olá! Chamo-me Nicholas, tenho 13 anos e vivo no Pé da Serra, Sintra. Frequento o 7º ano nesta escola. Eu gosto muito de jogar futebol e ténis . Gosto muito de Portugal, mas tenho muitas saudades dos meus amigos e da família que deixei no Canada. Em Portugal gosto muito da comida , da clima, da família e dos meus novos amigos.”

“Olá! Eu chamo-me Sergey e tenho 11 anos. Estudo no 5º ano. Nasci na Rússia, mas já não me lembro do meu país. Quando cheguei a Portugal era muito pequenino: tinha dois anos. Apesar disso, aprendi a falar Russo e em casa com o meu pai ainda vou praticando esta língua para não me esquecer. “

“Olá! Chamo-me Serguei , tenho 12 anos e frequento o 6 º ano. Moro em Portugal há quase seis anos e gosto muito de cá viver. Vivo com os meus pais. Gosto muito de jogar computador, principalmente ao jogo “multiplayer” com outros jogadores. Eu tenho muitas saudades da Ucrânia, da minha cidade, Umhanh, onde vivem os meus avós. Sinto saudades dos meus amigos também.”

“Olá! Eu chamo-me Valeria estou no 6ºano e tenho 12 anos. Nos meus tempos livres, gosto muito de andar de bicicleta, ver televisão, e jogar no computador. Gosto de morar em Portugal e também simpatizo com os meus colegas da turma. Apesar disso continuo a sentir muitas saudades do meu país e dos meus amigos que lá deixei. “

“Olá! Chamo-me Patrik , tenho 14 anos e sou estudante na EB Colares no 7ºano. Moro em Portugal há quase 1 ano e estou relativamente satisfeito. Gosto de clima e das férias, e.t.c. Vivo cá com os meus pais e a minha irmã. Gosto do Surf, de jogar no computador e de andar
de Bike.
Tenho saudades dos meus amigos e familiares que estão na Roménia.”

“Olá! Chamo-me Valentin e tenho 12 anos. Moro em Portugal há quase 2 anos e estou muito satisfeito. Gosto do clima, gosto da comemoração dos feriados nacionais, e.t.c. Vivo cá com os meus pais e irmãos. Gosto de jogar futebol na escola com os meus amigos e colegas de turma. Tenho saudades da Roménia, principalmente da minha cidade natal, Radauti. Deixei lá mais de cinquenta amigos. Ainda falo com alguns, mas raramente. Assim sou eu e não me queixo! Adeus!”

“Olá! Eu chamo-me Lora e tenho 11 anos. Estudo no 5º ano . Nasci na Bulgária e tenho muitas saudades do meu país. Deixei lá mais de treze
familiares e mais duzentos amigos…
Gosto muito de estar com as minhas três melhores amigas: a Ana Sofia, a Raquel e a Vera. Para além delas tenho outros amigos na escola. Eu nasci assim e não vou renascer de outra forma! “

 

Por   Leonor Pinto

3 comentários para “Em português nos entendemos …”

  1. Uma iniciativa muito interessante que já tive oportunidade de ver.

  2. Já estive na BE a ver a exposição e gostei de aprender coisas que não sabia. Os nossos alunos originários de outros países têm orgulho nas suas origens e é assim que deve ser, mas não devem esquecer-se de trabalhar muito a LP, nomedamente a correcção linguística e a pronúncia, para se integrarem perfeitamente e com pleno sucesso. É para isso que nós, professores, trabalhamos!

  3. Obigada Lora.

Enviar