Comemoração do Dia da Europa

Em 9 de Maio de 1950 Jean Monnet e Robert Schuman apresentaram a proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas na Europa. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Os diversos países, ao decidirem democraticamente aderir à União Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade concretizando-se num desenvolvimento sustentável e de respeito pela diversidade cultural.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu – O Dia Da Europa – que juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única, identifica a identidade política da União Europeia.
Para comemorar os 61 anos desta efeméride, o Grupo Disciplinar de Geografia, com a colaboração das professoras Dulce Mariano e Brigite Mendes organizaram com as turmas C do 8º ano e B do 7º ano uma actividade no recinto escolar, “Comemoração do Dia da Europa”, que teve como objectivo a comemoração desta efeméride.
Os alunos organizaram-se em equipas e utilizando a carta de orientação da escola localizaram pontos assinalados nos quais se encontravam tarefas relacionadas com a Europa para realizarem.
Divertiram-se imenso, houve prémios para a equipa vencedora. Actividade a repetir.

Por: Professoras de Geografia, Helena Matos e Ana Tiago

 

Um comentário para “Comemoração do Dia da Europa”

  1. Tive a sorte de assistir à actividade e foi de facto divertida e estimulante para os alunos.

Enviar