Ressonância

Em determinadas condições, pode ocorrer uma sobreposição de sons cujo efeito é a sensação de que o som foi “ reforçado”. Dizemos que ocorre o fenómeno de ressonância sonora. A ressonância ocorre para determinadas frequências.

De uma forma geral, é um fenómeno que acontece quando um sistema físico recebe energia através de vibrações de frequência igual a uma das suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico sofre uma amplificação passando a vibrar com amplitudes cada vez maiores.

Cada sistema físico vibra com uma ou mais frequência natural, que é característica  desse sistema, mais precisamente da forma como  está construído. Tomemos como exemplo uma ponte, construída por vários materiais diferentes. Se durante uma tempestade o vento começa a soprar com uma frequência igual à da oscilação natural da ponte, poderão entrar ambos em ressonância e  a energia do sistema será aumentada. Como consequência, a amplitude das vibrações começa a aumentar de tal forma, que a estrutura da ponte poderá não conseguir suportar, conduzindo à sua queda.

O caso da ponte Tacoma Narrows pode ser considerado uma falha humana, já que o vento que soprava nesse dia apresentava uma frequência característica da região, que não foi tomada em consideração pelos engenheiros responsáveis pela construção da ponte. Atualmente é feita uma análise profunda de todas as possíveis características que possam requerer alterações na construção.

Considere que o gráfico abaixo representa uma frequência de oscilação natural  de uma determinada ponte:

Se ocorrer uma perturbação do meio,  induzida  por vento com   a mesma  frequência da ponte, temos o seguinte gráfico:

A amplitude de oscilação da ponte passará a ser dada pela sobreposição das duas ondas:

Se a ponte não tiver uma resistência que suporte a amplitude do movimento, esta sofrerá danos podendo até ser destruída.

 

Ana Elisa Costa

Um comentário para “Ressonância”

  1. UAU! Que surpresa tão agradável. O Chão de Areia está mais rico.
    Obrigada Ana Elisa!

Enviar