Laço Humano

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Comemorou-se no passado mês de abril o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância​, iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Ocidental. Integrando estas comemorações, em diversas escolas do município, os alunos construíram no dia 30 de abril Laços Humanos contra os maus tratos. Os alunos do Jardim de Infância, 1.º Ciclo e “Bem-Me-Quer” da EBI de Colares participaram também com muito entusiasmo nesta iniciativa.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. O conceito baseou-se então em “fazer com que as pessoas se questionassem”. E porquê azul? A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

 

Nuno Fernandes

2 comentários para “Laço Humano”

  1. Muito gira a iniciativa, está lindo o laço humano, deve ter dado um trabalhão organizar as crianças, mas valeu a pena, ficou maravilhoso!

  2. Acho uma boa iniciativa para combater os maus tratos às
    crianças.

Enviar