Como Se Fez – 28: Licor Nacional
Esta imagem foi trabalhosa. Trata-se de uma dupla exposição com máscara que tapa metade do fotograma à direita e depois à esquerda.
A iluminação é em contraluz difusa. Os líquidos coloridos são tinta da China ligeiramente diluída em água, para não ficar tão opaca como é habitualmente e deixar passar luz através dela.
Tanto a máquina como o copo tinham de estar na mesma posição nos dois disparos, por isso usei o tripé e, com o auxílio de um conta-gotas, fui enchendo o copo até à altura pretendida. Fiz o primeiro disparo que só apanhou a metade verde.
Com uma caneta de ponta fina, que escreve no vidro, fiz um pequeno traço no nível onde se encontrava o líquido, mas no lado que não iria aparecer no disparo seguinte.
Armei o obturador da máquina e virei a máscara ao contrário, de forma a tapar o lado já fotografado. De novo com o conta-gotas, retirei o líquido verde e enchi o copo com o vermelho até ao nível do traço e fiz o segundo disparo.
Abaixo está o “Brandy Republicano”, que é uma alternativa digital, num cálice diferente. Usei a imagem da esquerda com ponto de partida e alterei a cor de cada uma das metades. Esta solução acabou por ser bem mais demorada que a anterior.
José Maria Silva
Classificado em: Como se fez
Criatividade sem limites!