15 de Novembro…Aniversário de João Camacho

João,

Recorro à palavra escrita como refúgio, porque receio que as palavras ditas me fujam com a emoção e se tornem inaudíveis. Faço questão que se ouçam todas as que temos para te dizer. Palavras amigas, sentidas e saudosas, ditas perante muitos dos que te recordam com amizade, num espaço físico que será sempre o teu. A sala dos professores da escola D. Fernando II.

Quando em março de 2020 fomos assolados pelo início da pandemia, recolhemos aos nossos lares e, de forma súbita, cessou o ensino presencial, constituímos uma equipa de trabalho com o propósito de nos prepararmos o melhor possível para continuar a missão de promover aprendizagens aos nossos alunos. E, sim, um dos grandes timoneiros dessa expedição eras tu. Pela tua disponibilidade ilimitada, pelo leque de competências que detinhas e, não menos decisivo, pela afabilidade e suavidade com que te relacionavas com todos. Eras um homem de pontes e de harmonia. A tua presença sorridente e conciliadora era muitas vezes sinónimo de superação nos momentos mais tensos. Eras também um homem de sete ofícios pela multiplicidade de funções e projetos em que te envolvias, os quais fazias com competência e mestria. A tua ausência repentina no dia 7 de abril caiu sobre todos de uma forma tremenda e generalizada. E nem o luto e a despedida nos foi consentida. Mas, apesar da dor, prometemos continuar a caminhada, também, por ti.

Este ano letivo com o regresso do ensino presencial a alegoria é a construção de uma “escola nova” em Terra Firme e também esta associação é muito a pensar em ti. As fundações desta comunidade educativa sustentam-se no valor insubstituível da generosidade e na disponibilidade para olhar uns pelos outros. Devemos-te isso e saberemos continuar o caminho, também, por ti.

João, o nosso tributo não se cingirá a palavras reconfortantes e apaziguadoras. Será fundeado em ações e gestos diários. Faremos da afabilidade e da preocupação com o bem-estar de todos uma forma de ser e de agir. E, sempre que formos tentados e nos desviarmos do caminho, recordaremos o teu legado generoso que nos conduzirá novamente ao lado certo da vida. Hoje, no dia do teu aniversário, eternizamos o teu nome num local e num espaço que tu amavas e onde continuas a ser amado. Serás sempre um dos nossos. Um professor excelente e um homem bom!

A Direção do AGML
(Agradecimento ao prof. Luís Mota responsável pela placa de homenagem)

Enviar