Monitorização da Ribeira de Colares

No dia 10 de outubro, no âmbito do Projeto Rios, foi realizada uma saída de campo com a turma do 8ºD da EBI de Colares, dinamizada pelos professores João Calaim, Teresa. Lebres (CN) e Ana Cristina Fernandes (FQ). Está prevista a realização de duas saídas, ao longo do ano, com as restantes turmas, promovendo a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Português, História, Geografia, Educação Física, Educação Visual e Oficina de Artes.

Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios, em Portugal desde 2005, implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço, de 500 metros de comprimento, um rio ou ribeira. 

O Projeto Rios permite que os grupos possam usufruir de um laboratório natural durante as saídas de campo e possam tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras.

Desta forma, os grupos passam a conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou, com grande pormenor, os 500 metros adotados, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, as tradições, os contos, as lendas, as instituições ou as pessoas.

A Escola Básica Integrada de Colares, tornou-se, desde o ano letivo 2019/2020 num grupo de monitorização da Ribeira de Colares.

No ano letivo 20/21 todas as turmas de 8º ano participaram com duas saídas no ano, numa atividade interdisciplinar entre CN e FQ (professores João Calaim e Paula Pinto).

Maria Teresa Lebres, 
Docente de Ciências Naturais

Enviar