Visita de Estudo ao Museu de Odrinhas

Quando chegámos ao museu dividimos o grupo em dois e de seguida o primeiro turno saiu e nós, o segundo turno, ficamos um pouco à espera até que chegou a nossa guia.

A visita começou por as ruínas romanas na rua, que não estavam em excelente estado, pois durante estes dois mil anos (aproximadamente) houve pessoas a “roubar” as pedras para outras construções, também ali no mesmo sítio da casa dos romanos foi construído um cemitério e mais tarde o primeiro museu arqueológico português.

De seguida voltamos para dentro e a nossa guia conduziu-nos até ao “livro da pedra”, na primeira página havia três sepulturas, que estiveram em Itália e vieram decorar os jardins do palácio de Queluz e com o terramoto de 1755, foram retirados dos jardins e colocados no museu de S. Miguel de Odrinhas.

Na segunda página do livro ficámos a conhecer as sepulturas romanas, que se encontravam à beira da estrada para toda a gente ver. Ao fundo da sala encontrámos uns pilares que simbolizavam a adoração a Deus.

A terceira página era uma reconstituição de uma igreja cristã, na quarta página havia alguns objectos, como por exemplo uma pia batismal, uma cerca, etc…, que eram pedras romanas transformadas.

Na página seguinte, havia tampos cristãos e símbolos, na parede, que eram postos perto dos tampos. Na última página do livro havia placas de agradecimento.

Por último, visitámos uma sala onde havia cinzas de corpos antigos, esqueletos antigos, objectos que levavam para os caixões e potes onde se punham as cinzas.

 

Ana Catarina e Mariana Ribeiro

(Alunas da EBI de Colares, 7ºE)

Um comentário para “Visita de Estudo ao Museu de Odrinhas”

  1. Gostei muito.
    Foi muito interessante.

Enviar